Você conhece a história por trás do amarelo?
- Assistente
- 2 de set.
- 2 min de leitura

Mike era apaixonado por seu carro e amado por seus amigos e família. Todos o viam como um garoto entusiasmado com a vida, engraçado e caridoso. Ninguém poderia imaginar o que ele, verdadeiramente, estava passando.
No dia 8 de setembro de 1994, às 23h52, seus pais chegaram em casa e se depararam com uma cena que mudaria a vida de todos para sempre: Mike Emme estava morto dentro de seu tão amado Mustang amarelo, em decorrência de um tiro. Ao seu lado, um triste bilhete: “Mãe, pai, não se culpem. Eu amo vocês. Com amor, Mike. 23h45.”
No sepultamento do garoto, seus amigos e parentes levaram uma grande cesta: nela havia centenas de cartões, cada um preso a uma fita amarela — em homenagem ao carro de Mike e à sua memória. Nos papéis, uma mensagem simples: “Se você precisar, peça ajuda.”
Ao final da cerimônia, todos os bilhetes haviam sido entregues e, para surpresa da família Emme, dias depois começaram a chegar ligações de todos os lugares: pessoas pedindo apoio e confessando seus problemas e medos. Foi quando surgiu a ideia de criar a organização Yellow Ribbon (Fita Amarela, em tradução livre), uma entidade sem fins lucrativos que promove a conscientização sobre doenças que ainda são tratadas como tabu.
Por conta da grande repercussão do caso, a fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscar ajuda.
O objetivo do Setembro Amarelo é reforçar a importância do diálogo, quebrando o tabu sobre o assunto e ajudando quem está mais vulnerável.
Se você estiver com sérios problemas e chegar a considerar o suicídio, pode procurar ajuda entrando em contato com o Centro de Valorização à Vida (CVV). Esse é um projeto que fornece apoio emocional e prevenção do suicídio. Através de telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias da semana, eles atendem de forma voluntária e gratuita todos que precisam conversar. O serviço é totalmente sigiloso.
💛 Falar é um ato de coragem. Se você ou alguém próximo precisa de apoio, procure ajuda profissional. Sua vida importa.
